Guia gamer no apocalipse!! O dólar passou dos 4 reais!

1280 720 ED!

Caso você seja uma daquelas pessoas afortunadas e ultra endinheiradas, a matéria a seguir não é para você. Se esse for o seu caso, continue sua busca por todos os Haganes do planeta. Mas se você for como o restante dos humanos de recursos limitados ou limitadíssimos, seja bem-vindo ao guia de sobrevivência gamer do dólar acima dos 4 reais.

Parece surreal que tenho que dizer que videogame é um hobby, logo na escala de gastos financeiros não é mais importante que comida, energia elétrica, água, moradia, educação e etc. Mas como o mimimi do politicamente correto é infinito, está dito.

Colecionador, jogador ou ambos. Provavelmente você se encaixa em uma dessas categorias.

Ser colecionador de videogame é difícil, mas no Brasil é insanidade. Pouca oferta e muita procura é a fórmula mágica dos preços absurdos. E quando vem aquela pessoa afortunada e ultra endinheirada e compra mesmo assim, não ajuda. A vida é engraçada desse jeito. Mas calma, você ainda pode aumentar sua coleção de cartuchos em meio a crise, mas não vou te enganar, vai ter que ser estratégico. Extremamente estratégico. Pensa comigo, independente do console (Mega Drive, Super Nintendo, etc) se você só for atrás dos títulos famosos e ou raros que todo mundo quer, vai estar dando um tiro no próprio pé. Veja a tabela a seguir:

A dica é acompanhar as tendências do mercado e pesquisar bastante antes de comprar qualquer coisa, especialmente os jogos mais antigos. Provavelmente tem muito jogo que você vai gostar que não são caros e nem conhecidos. Você conhece o VGDB? O Video Game Data Base é o museu virtual brasileiro dos videogames, e é uma excelente fonte de pesquisa para suas compras videogamísticas, são mais de 5 mil jogos cadastrados para todos os sistemas e não para de crescer, visite www.vgdb.com.br. Fiz jabá? Sim, me julguem.

Agora por exemplo é uma excelente época para comprar jogos de Ps2, Ps3 e Xbox360, dá para comprar muito jogo bom gastando pouco. Ou no caso do Edson Godoy, muito jogo ruim também. E onde comprar? Pela internet tem muitas lojas conhecidas liquidando estoques, como Americanas, Saraiva e etc. Lojas especializadas, como a Big Boy Games. Claro, Mercado Livre, Ebay, Yahoo auctions são opções também, mas as duas últimas muito mais complicadas no momento pelos fretes caros e o dólar nas alturas. Tem também os grupos dentro do facebook, sites como OLX, estarland e second spin. E se onde você mora existem sebos, lojas de antiguidades vale a pena bater perna e garimpar. Opção ainda tem, tudo depende da sua estratégia e dos seus critérios da coleção. As vezes jogos conhecidos de regiões diferentes são muito mais baratos. Mas se você não pretende abrir mão de nada, só quer os jogos completos e impecáveis, a opção que te resta é se tornar uma pessoa afortunada e ultra endinheirada e boa sorte com o mural de Neo Geo.

Para quem é jogador, tá mais fácil. Bem mais fácil. O que não falta são opções legais ou ilegais de conseguir jogar praticamente tudo. Aqui só falarei das legais. Olha só a lista de jogos que vem no Snes Classic Mini: Contra III: The Alien Wars Donkey Kong Country Kirby Super Star Kirby’s Dream Course Secret of Mana Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting Super Mario Kart Super Mario World Final Fantasy III Super Castlevania IV EarthBound F-ZERO Mega Man X Star Fox Star Fox 2 Super Ghouls ‘n Ghosts Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars Super Metroid Super Punch-Out!! The Legend of Zelda: A Link to the Past Yoshi’s Island.

São 21 jogaços, só clássicos parrudos, custo benefício dos sonhos. Comprar esses mesmos jogos em cartuchos originais, vai precisar vender o carro ou o corpo ou ambos. Dependendo de onde comprar o preço do Snes Classic Mini vai variar entre 500 a 900 reais. Do ponto de vista dos jogos é um baita negócio. E se você tiver um PC de médio porte em casa, aí o universo vai sorrir como nunca sorriu antes para você. Você vai encontrar de clássicos a jogos modernos, por verdadeiras merrecas ou até mesmo de graça com frequência em serviços como Steam, Nuuvem, GOG e Humble Bundle.

Humble Bundle em particular é parceiro aqui do Aperte Start e nesse momento tá com um bundle de jogos de terror sensacional, por $1 você consegue comprar Layers of Fear por exemplo. Fiz jabá novamente? Sim. Me julguem. Mas comprem porque eu preciso comprar comida também. Ou videogames, um dos dois.

Apesar do dólar apocalíptico, ainda existem opções. Então sem desespero meu povo, bora jogar. Esse foi o post de 26 de agosto de 2018 e aqui tem post todo dia. Siga o Aperte no insta @apertestartoficial e inscreva-se no nosso canal no youtube para não perder nada.

Gamer de verdade comenta e compartilha com os amigos. #sensualidade. Até amanhã!