O que é um bit? Para que serve? De onde vem?

1280 720 ED!

Tenho certeza que você já ouviu falar de bit, mas o que é um bit? Ah o nintendinho é 8-bit. O mega drive é 16-bit. E é  normal as pessoas associarem que quanto maior o número de bits do videogame, mais poderoso ele é. Mas você sabe o que é um bit? De onde veio e para que serve? Será que ter mais bit realmente significa que um videogame é melhor que o outro?

Bit vem do termo em inglês Binary Digit, ou traduzindo para o nosso português, dígito binário. No mundo digital da programação, dígito significa um número, e quando esse número é binário, quer dizer que tem apenas dois valores, 0 e 1. Pensa em verdadeiro e falso, positivo e negativo, em liga e desliga. Então na prática, Bit é a menor forma de armazenar e transmitir informação. Ah mas o que é que bit tem a ver com videogame Ed, seu fela d…?? Quanta agressividade…

Já sabemos que um bit tem dois valores, 0 e 1. Mas um bit apenas é muito pouca informação, a parada começa a ficar interessante quando os bits são agrupados em sequências. Os primeiros computadores usavam sequências de 2,3,4 bits até que lá pela década de 70 a sequência de 8-bits virou uma padrão computacional, e que acabou levando nome de byte. Ou seja um byte é igual a 8-bits, uma sequência de 8 dígitos binários. Vixi tá complicando né?

Pensa que 8-bits é uma caixa de ovos de 8 lugares ou blocos, e cada bloco na caixa pode ter um ovo ou não. Então no total existem 256 formas diferentes de posicionar os ovos dentro dessa caixa. Matematicamente é 2 elevado a oitava, que é 2x2x2x2x2x2x2x2 = 256.

No computação uma das formas que os bits são usados é no processamento de informação. Processamento basicamente quer dizer levar uma informação do ponto A para o ponto B. Então quando o Dinofauro sai da floresta para a cidade, afinal ele é um cara moderno, ele leva sua caixa de ovos, que contém 8 blocos ou 256 informações por vez. Em videogames essas 256 informações podem representar qualquer coisa, desde placar, número de vidas, posição do personagem, itens do inventário e por aí vai. Ok, isso para 8-bits, mas e para 16-bits? Aí seria 2 elevado a 16 ou 65,536. Ou seja a caixa do Dinofauro teria 16 blocos e levaria 65,536 informações por vez. A parada ficou muito mais complexa quando passou de 8 para 16 bits.

Mas a quantidade de bits apenas não garante mais poder para um videogame. É a combinação dos diversos componentes e processadores que vai dizer quem é mais poderoso. Por exemplo, o intellivision tem processador de 16 bits e o nintendinho de 8 bits, qual é o mais poderoso? Nintendinho claro, mas é porque ele tem chips de áudio e vídeo dedicados que fazem toda a diferença quando combinados com o processador central. Mas e a tal guerra dos bits? Era mais marketing para atrair o consumidor do que qualquer outra coisa. Como você já deve ter percebido, videogames costumam ter vários processadores. Aí as empresas pegavam o número de bits mais alto e vendiam isso como mais poder. Outras somavam os bits dos processadores juntos. Virou uma festa.

Mas o post está terminando por aqui, e espero que você tenha entendido um pouquinho melhor o que é um bit e qual o papel deles nos videogames. Você chegou a comprar um videogame por causa dos bits? Me conta aí nos comentários porque eu leio e respondo tudo. Se curtiu o vídeo deixa um like e compartilha com os seus amigos. Só mais uma coisa, se você ficou preocupado com o Dinofauro porque ele vai até a cidade vender seus próprios ovos, não fique. Não se sabe se todos os dinos são ovíparos, e o Dinofauro também não é real.

Não deixe de se inscrever no nosso canal no youtube e de nos seguir no insta @apertestartoficial.

Eu sou o Ed, e até amanhã.