O Fiasco do Diablo Immortal

1280 720 ED!

Você é fã do diablo? Eu joguei os diablos 1 e 2 mas depois disso parei de acompanhar a série, mas muita gente ainda curte e joga, o diablo 3 fez muito sucesso e inclusive saiu no último dia 2 até para o nintendo switch. Mesmo sendo um jogo de 2012 ainda é relevante e tem uma legião de fãs aguardando a próximo jogo da franquia.

Diablo é um jogo produzido pela Blizzard Entertainment que é da Activision. Tem um evento anual chamado Blizzcon, onde são anunciadas as novidades do mundo da blizzard. Tava todo mundo esperando uma novidade sobre diablo, e teve, porém dá para falar que desapontou geral. Diablo Immortal foi anunciado na blizzcon no último dia 2 de novembro e para desespero dos fãs da franquia, é um jogo exclusivo de celular para android e iOS. O que resultou em vaias e uma reação ultra negativa da comunidade, um desastre completo.

Diablo é um jogo tradicionalmente de PC e Consoles, então por que diablos ha ha ha a blizzard escolheu lançar um jogo exclusivo para celular? Vamos combinar o seguinte, sempre que você ver uma franquia tradicional aparecendo em celular a resposta é sempre a mesma: Grana. É um mercado potencial gigantesco, uma boa parcela da população ativa do mundo tem um celular capaz de rodar jogos, na teoria então faz sentido colocar jogos nesse mercado. Na teoria, pq jogos de celular tem uma fama muito ruim entre os jogadores tradicionais de PC e consoles, por muitos motivos. São jogos costumeiramente abarrotados de coisas que jogadores tradicionais detestam, como mecânicas Pay 2 win e Microtransactions, controles de toque e telas pequenas. Mas é uma tendência, tem jogo para caramba para celular, mas muito mais quantidade do que qualidade.

A blizzard errou.

A grande bobagem foi ter pego uma franquia tradicional como Diablo e apresentar um jogo de celular para um plateia de jogadores de PC e consoles achando que isso faria sucesso, ainda mais na blizzcon, um evento pago e repleto de fãs.  Sem noção né? Mas a bobagem não para por aí, o anúncio teve repercussão tão negativa nas redes sociais que a Blizzard tentou de todo jeito esconder o fato, chegou a apagar e fazer o upload dos vídeos novamente na esperança de ganhar menos dislikes, coisa que a internet pegou em poucos segundos e só piorou a situação ainda mais. Sinceramente, eu raramente jogo qualquer coisa de celular, então não tenho porque me enfurecer com o Diablo Imortal, e também acho que ela não está errada em querer abocanhar o mercado de jogos de celular, mas foi um erro de estratégia bizonho da blizzard, que só mostra desconhecer completamente o perfil da sua própria audiência.

Não deixe de se inscrever no nosso canal no youtube e de nos seguir no insta @apertestartoficial.

Eu sou o Ed, e até o próximo post.