Novidades sobre o Polymega

Novidades sobre o Polymega

1280 720 ED!

A essa altura do campeonato você já deve saber o que é o Polymega. Ah não sabe? Aqui mesmo no Aperte tem um post contando tudo sobre ele. Mas se você curte uma jogatina retrô, o Polymega pode ser algo que te interesse e o Aperte está acompanhando de perto. E hoje tem novidades sobre o Polymega. 

No vídeo anterior sobre o Polymega, falei sobre uma mudança importante no projeto que foi o abandono do FPGA em favor de um processador mais rápido. FPGA é um chip capaz de emular outros chips, é um hardware programado para emular hardware. A emulação tradicional é software emulando hardware, de forma que é mais focada em resultados do que em fidelidade. Enfim, ambos buscam o mesmo resultado mas de formas diferentes, FPGA é mais interessante para quem busca fidelidade ao hardware original, como o NT, NT mini e o Super NT da analogue, que são todos em FPGA e provavelmente os melhores nintendos e nintendinhos já produzidos, para os padrões modernos melhores até que os originais.

Mas ao mesmo tempo que o FPGA foi embora, apareceu a emulação do Sega Saturn, que é um sistema complicadíssimo de emular graças a sua arquitetura insana. E no trailer oficial do Polymega foi mostrado gameplay da versão do arcade do Sega Rally como sendo do Saturn, o que levou a internet a loucura, achando que era tudo fake. O pessoal da Polymega disse que foi um engano do editor de vídeo e garantiu que a emulação do Saturn é real. E no último dia 13 de Setembro, soltaram um vídeo de 25 min de jogatina de saturn rodando direto do polymega.

Separei alguns trechos do que achei mais interessante desse vídeo, e também vou aproveitar para falar um pouco dos jogos apresentados. Mas já adianto, estou impressionado positivamente.

O primeiro jogo mostrado é a versão japonesa do Guardian Heroes. Esse é um jogo da Treasure, umas das minhas desenvolvedoras favoritas que fez muitos jogos de extrema qualidade, como Radiant Silver Gun e Ikaruga. Guardian Heroes é um beat’n’up, jogo de porrada estilo Final Fight e Double Dragon. Gráficos e músicas excepcionais, tudo no estilo medieval. A mecânica de jogo dele é scroll lateral, mas com dos planos diferentes, você pode alternar entre eles exatamente como ocorre no Fatal Fury.

Interessante que já dá para ver o sistema operacional do Polymega em ação, no caso ele está carregado a ISO do jogo, que é a imagem copiada do cd, em uma velocidade muito boa, quase que instantânea, em um Saturn real haveria uns bons segundos de espera até o cd finalizar a leitura e o jogo começar. Reparem também que a imagem está cristalina, perfeita. Não notei quedas de velocidade nos frames e o áudio também está muito bom, cristalino e sem engasgos. Outra coisa bacana é a funcionalidade de save state sendo mostrada funcionando.

O Segundo jogo que separei foi o Panzer Dragoon 2 Zwei. Panzer Dragoon é um clássico da Saturn, foi um dos primeiros jogos que vi e me impressionou bastante na época. Ele é um on-rail shooter, traduzindo ao pé da letra é um jogo de tiros sobre trilhos, isso quer dizer que você tem um caminho pré-definido para seguir. Mais ou menos como Space Harrier, After Burner, porém você joga montado em um Dragão. Panzer Dragoon 2 é um prequel do jogo original, mas com melhorias de gráficos e mais opções dos caminhos que você pode seguir. E do novo rodando redondinho, gráficos tão afiados que dá para cortar o dedo.

O último jogo que vou falar hoje é do The House of the Dead, o primeirão mesmo. É um dos meus jogos de pistola preferidos, o primeiro nem tanto, mas segundo jogo eu acho bom demais, me fez comprar um Dreamcast. O curioso aqui é que o jogo demorou um pouquinho para carregar, mesmo sendo ISO. Na verdade eu estou assumindo que foi ISO, porque o console não aparece em nenhum momento no vídeo, mas pelo que vi no Sistema Operacional do Polymega, fiquei com essa impressão. O detalhe aqui é que The House of the Dead é um jogo de pistola, feito para as TVs de tubo. Essas pistolas são incompatíveis com a tecnologia das TVs modernas. É possível jogar com o gamepad controlando a mira, mas é horrível, não recomendo. E novamente o jogo rodou redondinho no Polymega, e esse jogo em particular eu me lembro que rodava bem mal em emuladores. E não sei como eu tenho duas cópias originais desse jogo no Saturn.

Olha eu realmente estou impressionado com a qualidade da imagem e a performance da emulação do Saturn no Polymega. E partindo do princípio que nada seja fake, só a emulação do Saturn sozinha já pode fazer o Polymega valer a pena.

Também dei uma conferida no site do Polymega para ver a quantas anda a arrecadação, e no momento que gravo este vídeo, está em $433.852 dos 500 mil da meta inicial, tá quase lá faltando mais de 23 dias. E notei nas recompensas das metas estendidas módulos para o PC-FX CD que foi o último console da NEC e também para o atari 2600 e 7800, mas isso aí para 1.5 e 2 milhões de trumps respectivamente.

Agora quero saber o que  você achou dessas novidades? Despertou interesse? Pensa em comprar o Polymega? Me conta aí nos comentários que eu leio e respondo tudo. E se curtiu deixa aquele like e compartilha com os seus amigos.

Não deixe de se inscrever no nosso canal no youtube e de nos seguir no insta @apertestartoficial.

Eu sou o Ed, e até amanhã.