Marvel’s Spiderman, será que piorou mesmo?

1280 720 ED!

O lançamento do próximo jogo do Spiderman, que é exclusivo para o Play 4 e criativamente chamado de Marvel’s Spiderman, está programado para o próximo dia 7 de setembro de 2018. E ao que tudo indica, pelo menos no departamento gráfico está diferente do que foi apresentado na última E3.

Dá uma olhada nessa comparação que tá circulando por aí. Realmente, não precisa fazer muita força para notar as diferenças. A poça d’água tá bem diferente, na E3 ela está bem maior, no versão final ela deu uma bela secada, tá com menos reflexo também. As janelas ao fundo estão com transparências diferentes, a versão da E3 está bem mais translúcida e a final mais opaca. No fundo do armazém a disposição e a quantidade de objetos está diferente, nesse caso a versão final tem mais objetos do que a apresentada na E3. E o próprio spiderman também está com várias mudanças. O uniforme dele na versão da E3 tem uma textura mais plástica e brilhosa, na versão final a textura do uniforme parece mais com a de um tecido mesmo, me parece inclusive mais detalhada e natural. A iluminação da cena toda também está bem diferente nas duas versões.

Diferente? Sim…

Enfim, tem muita coisa diferente mesmo. MAS…diferente da opinião de muitos, eu não consigo ver isso como um downgrade, uma piora nos gráficos. Eu sinceramente prefiro a versão final. O que foi apresentado na E3 foi uma demonstração, uma cena toda preparada para uma apresentação. Eu não espero que o jogo final seja idêntico a uma demonstração, durante sua fase de desenvolvimento. Não me parece que essa é uma expectativa razoável ou lógica, claramente muita coisa pode e até deve mudar. Eu sempre tenho uma postura pró-consumidor, mas nesse caso vou dar crédito para a Insomniac Games porque o mimimi me parece sem razão.

Eu disse nesse caso, porque entendo que o consumidor tem razão em levantar suspeitas. Em um passado não muito distante já ocorreram casos em que as produtoras prometeram filé mignon na demonstração e entregaram carne vencida no produto final. Aliens Colonial Marines,  Mass Effect 4, Assassin’s Creed Syndicate, Watch Dogs….os dois últimos da Ubisoft, que inclusive já tem uma reputação negativa por esse tipo de prática, de fazer demonstrações impressionantes que vão muito além da capacidade dos consoles ou dos PCs mais comuns vigentes com o propósito de criar hype e gerar pré-vendas, e no final das contas lançam um produto inferior, todo bugado e inacabado.

A Insomniac Games, aquela da franquia Resistance e Sunset Overdrive entre outros, tem um histórico impecável nesse sentido. Acredito que ela tenha a intenção de entregar o melhor jogo possível, e provavelmente o melhor jogo do Homem Aranha já feito. Depois da versão do atari 2600, claro.

E para você eu deixo as seguintes perguntas, depois de comparar as imagens você realmente acha que foi um downgrade gráfico? Até que ponto você se importa com essas mudanças gráficas e se você pretende comprar ou não o jogo. Deixe suas respostas aí nos comentários.

Esse foi o post de 3 de Setembro de 2018. Aqui no Aperte tem post todo dia. Não deixe de se inscrever no nosso canal no youtube e seguir a gente no instagram. Eu sou o Ed e até amanhã.