Game de esporte para mim é pong!

1300 720 Ale Bastos

Minhas primeiras experiências com games de esporte foram no Atari, e como muitos destruí vários consoles jogando Decathlon. Aquele boxe também era incrível quando prensava o adversário nas cordas, sem falar no Basquete e Soccer, o nosso amado futebol como dizemos aqui.  

Já nas gerações dos 8-Bit meu contato com o gênero foi nulo. Acreditam que nunca joguei  “jogos de verão” no Master ou “Skate or Die” do NES?! Pois é, passou batido mesmo…

E sabem aquelas partidas de FIFA com os amigos nos consoles 16-Bit ?  No caso minhas lembranças são no Mega Drive de um amigo. Reuniamos uns 6-8 moleques em volta da TV e da-lhe chutão pra frente!!! Esse tempinho foi muito bom.

Chegando aos 32 e 64-Bit fiz muitas manobras em Tony Hawks Pro Skater no PlayStation quando tive uma locadora, e eu na verdade era péssimo mas achava divertido, e ainda bem mais tarde curti muito…muito mesmo esse jogo com meu filho no N64, que tornou-se um skatista.  Influência?! Talvez, vai saber.

E por falar em N64 eu achava incrivelmente realista este 64, e também não jogava bem nele, mas me divertia pacas. E Wave Race 64 então? Como me impressionou! Mas neste já não sou ruim não. Outras “coisas” que joguei nessa fase foram “Olympic Soccer” e Fifa para 3DO, e esse 1º é horrível mas na época era o único console que eu tinha, então me conformava (foi com ele que iniciei minha coleção, mas esse papo fica pra outro dia ).

Depois só voltei ao mundo esportivo gamístico no PS2 com Downhill Domination, já jogaram?? Divertidíssimo, tipo um Mario Kart de mountain bike, joguei muito com meu filho aos seus 12 anos e foi demais…

Enfim chegamos ao ápice dos jogos de esporte para mim, “os pongs da década 70”. Sim isso mesmo, não tem um jogo das últimas gerações que me divertia mais que um tênis, paredão ou futebol no Telejogo da Philco/Ford, não sei dizer porque aquelas barras/goleiros e a bola “quadrada” me fascinam tanto, e a emoção quando uma partida é disputada ponto a ponto beira a de marcar um gol em final de Copa do Mundo… Exagero?! Talvez, mas é o que sinto com esses rudimentares joguinhos.  

Engraçado que só fui conhece-los quando colecionando e não tive contato algum nem nos anos 80, mas com certeza irei joga-los até fim de minha vida gamer.