Curiosidades do famoso game “Summer Carnival’92: Recca” para Famicom

1280 720 Dan

Eu como grande fã de Nintendo 8-bits (NES), nosso famoso nintendinho, não tinha como não falar desse jogo. Hoje vou falar sobre um pequeno segredo desse grande título Summer Carnival 92´: Recca, ou simplesmente Recca.

Desenvolvido pela KiD e publicado pela Naxat soft, foi lançado em 1992. Recca é jogo de navinha, também conhecido como shoot-em-up ou Shmup. No ano de 1992 também chegou ao mercado o Super famicom, e assim esse título não foi muito popular naquele tempo, mas hoje é conhecido pelos grandes colecionadores como mosca branca, pelo fato de ser um game caro e  extremamente raro, e que foi feito especificamente para um torneio chamado Summer Carnival ’92 no Japão. O jogo não chegou a ser lançado nas lojas, e pelo visto poucas cópias foram feitas.

Recca colocou o hardware NES nos seus limites absolutos, pois o jogo é realmente rápido, rodando 90 sprites por segundo, sendo um jogo de console mais rápido que os shoot-em-ups de Arcade naquele tempo. Ou seja quando você joga Recca você deixa de respirar, caso contrário você morre. 

É pura ação intensa o tempo todo, uma partida não dura nem 3 minutos e Recca não faz concessões. O objetivo realmente não é vencer o jogo, mas sim sobreviver o maior tempo possível. Sua grandiosa trilha sonora torna o jogo mais envolvente, e até hoje é considerado um dos games mais difíceis da história. Os amantes de músicas eletrônicas (até das mais antigas como eu) provavelmente irão amar o game.

Mas a curiosidade de Recca, é que seu compositor Nobuyuki Shioda exerceu grande influência em Manabu Namiki (outro compositor) na criação da trilha sonora de um jogo bem famoso entre os amantes de shmups, estamos falando de Battle Garegga.

Em uma entrevista Manabu Namiki diz: “Definitivamente, teve uma grande influência. Não é exagero dizer que o som da Batalha Garegga não existiria sem a Recca. Battle Garegga foi o primeiro jogo em que trabalhei depois de deixar o NMK e me juntar ao Raizing.”

Galera, tem um outro personagem importante envolvido em Recca, um programador chamado Shinobu Yagawa, que trabalhou juntamente com Shioda em títulos como:

  • Laserfight! de 1989 – Login Soft
  • Recca  de 1992 – Naxat Soft
  • Battle Garegga de 1996 – Raizing
  • Armed Police Batrider de 1998 – Raizing
  • Battle Bakraid de 1999 – Raizing
  • Ibara de 2005 – Cave
  • Pink Sweets de 2006 – Cave
  • Muchi Muchi Pork! de 2007 – Cave
  • DoDonPachi DaiFukkatsu: Black Label de 2010 – Cave

E para quem não sabe, Shioda quis realizar a continuação de Recca na sua chegada a empresa Raizing, mas o projeto não foi a frente. No entanto, o Recca foi lançado no console 3DS, dando a mais chance às pessoas de possuí-lo legalmente e sem gastar centenas de dólares. Infelizmente os visuais borrados da emulação não favorecem o jogo e não é tão impressionante na tela pequena, mas é bem jogável.

E agora quando vocês forem jogar Battle Garegga, espero que sempre se lembrem de Summer Carnival 92´: Recca (rs). Quer saber mais sobre esse jogo? Vai lá no VGDB ;)

Até a próxima!
Jamilton Daniel (DAN).