Capcom e seu preju de 4.5 bilhões de yens

Capcom e seu preju de 4.5 bilhões de yens

1280 720 ED!

Capcom é uma das empresas mais icônicas do mundo dos games. Ela viveu o auge da fama durante as décadas de 80 e 90 e de lá para cá teve seus altos e baixos, mas ultimamente ela tá mandando bem novamente. E no meio de tantos jogos legais saindo, ela acabou de levar um preju de 4.5 bilhões de Yens. Como isso é possível? Já te conto. 

Se liga nessa lista. Monster Hunter World, Capcom Beat ‘Em Up Bundle, Mega Man 11, Resident Evil 2 Remake. Monster Hunter World já vendeu mais de 8 milhões de cópias e tá fazendo maravilhas pelas finanças da Capcom. Mega Man 11 tá previsto para chegar ao mercado no dia 2 de Outubro. Não vai me falar que você não conhece Mega Man que vou me sentir obrigado a fazer um vídeo sobre isso. Deixa aí nos comentários se é algo que você quer assistir aqui no Aperte. Acabou de sair um trailer do Resident Evil 2 Remake e o trem do hype está lotado. Esse trailer tá lá no facebook do Aperte, to falando porque vai que é algo que te interessa né, nunca se sabe. E o Capcom Beat ‘Em Up Bundle é pura nostalgia dos arcades. Como que uma empresa passando um momento tão bom pode estar levando um preju de 4.5 bilhões de yens ou 40 milhões de dólares? A resposta é Dead Rising.

Sei que você deve estar entretido lendo a matéria (espero kkk), mas só quero te avisar que ela também está disponível no youtube. Na verdade o vídeo dela está logo abaixo desse parágrafo, caso você prefira assistir ou ouvir ao invés de ler.

Dead Rising é uma outra franquia de Zumbis da Capcom que teve seus altos e baixos. Dead Rising 4 é o último jogo da franquia e no que diz respeito a vendas ficou aquém das expectativas. Eu particularmente nunca me interessei por esse jogo ou pela franquia de modo geral, porque não é um jogo de terror, é um jogo de destruição desenfreada de Zumbis. Para o meu gosto é muito repetitivo. Assim como o Gilão do canal Games Que Pariu acha o Bomberman repetitivo. Sempre que falo isso para ele, ele dirige palavras carinhosas a minha pessoa. O Games Que Pariu é sensacional para quem curte colecionismo e videogame antigo, vou deixar o link para ele aqui. Mas voltando ao assunto Capcom, ela resolveu encerrar as atividades do seu estúdio em Vancouver, assumindo assim um preju de 40 milhões de dólares já gastos no desenvolvimento de um outro jogo da franquia Dead Rising e suas potenciais vendas. Esse estúdio em Vancouver era responsável por praticamente todo desenvolvimento de jogos fora do Japão, e os projetos que ele estava tocando ou foram cancelados de vez, ou foram para a geladeira, que acredito ser o caso da franquia Dead Rising. Que ironia né, Dead Rising é uma franquia sobre mortos-vivos que agora está morta-viva.

Aliás você sabe de onde vem o nome Capcom? Se falar que vem de Captain Commando, foi uma tentativa honrada soldado ou soldada, mas errou. O nome vem de Capsule Computers. Antes de fazer videogames como o Street Fighter, a Capsule Computers produzia e distribuía máquinas de jogos eletrônicos, tipo pachinko, caça níqueis essas paradas aí. O fundador da Capcom foi Kenzo Tsujimoto, que também esteve envolvido com IREM, aquela do R-Type manja? Mas isso aí é outra história para outro dia. E captain Commando antes de virar o jogo no arcade e no Super Nintendo, aparecia nos manuais dos jogos da Capcom. Era para ser um mascote, mas acabou sendo abandonado.

O fechamento do estúdio de Vancouver faz parte de um quadro de reestruturação de recursos que a Capcom está implementando. Ela vai focar todo desenvolvimento dos jogos no japão, e apesar do preju de 40 milhões de dólares, supostamente ela fez isso para evitar um prejuízo ainda maior. Parece surreal pelo valor, mas é assim que as coisas funcionam nesse mundo corporativo. E segundo a própria Capcom, essa perda em nada altera sua projeção financeira para o ano fiscal de 2019. Tá com o bolso cheio mesmo, só pode.

E você lamenta pela franquia Dead Rising? Ou nem liga como eu? E desse lançamentos todos que vem por aí, Mega Man 11, Resident Evil 2 Remake, qual você está aguardando com mais hype? Deixa aí nos comentários que eu leio e respondo tudo. E se curtiu, deixa aquele like e se possível compartilhe esse post com seus amigos, Captain Commando conta com sua colaboração. 

Não deixe de se inscrever no nosso canal no youtube e de nos seguir no insta @apertestartoficial.

Eu sou o Ed, e até amanhã.