EA na cadeia? A Bélgica investiga a EA criminalmente

1280 720 ED!

Lembra da Bélgica? É aquela seleção que eliminou o Brasil da copa do mundo. Copa do mundo da Fifa. É daquele jogo famoso da EA. Essa mesma Bélgica investiga a EA criminalmente por causa das loot boxes. EA na cadeia? É disso que os sonhos são feitos. E de açúcar e gordura.

Não vou negar EA na cadeia seria algo incrível de ver, nem que fosse só pelos estúdios que ela assassinou ao longos dos anos. Só para falar alguns rapidinho, a Origin da série Última, Visceral Games da série Dead Space, WestWood Studios da série command & conquer, que a EA transformou em jogo de celular, outro crime aí ó e a lista vai longe.

Mas a confusão dessa vez é por causa das malditas loot boxes, de novo. Lembra ano passado quando Star Wars Battlefront 2 veio recheado de loot boxes e mecânicas de progressão pay to win? Que deu uma baita confusão, derrubou as ações da EA, choveram reclamações e críticas. Deu tanta repercussão negativa que a EA se viu obrigada a retirar todas as progressões do jogo atreladas a pagamento em dinheiro. Mas não parou por aí. Esse caso chamou tanto a atenção que vários países começaram a questionar a natureza das loot boxes, que nada mais são do que cassinos disfarçados, jogos de azar mesmo, jogo de aposta. Entre esses países o que pegou mais pesado foi a Bélgica. O governo belga baniu as loot boxes do país sem dó. Lá loot box é ilegal e ponto. Todo jogo que tem loot box se quiser vender no mercado belga vai ter que retirar. E esse foi o caso para vários jogos, entre eles Overwatch, Counter Strike e claro, o FIFA 18 da EA. Lei é lei, todo mundo acatou. Todo mundo menos adivinhe…..EA.

A EA simplesmente se recusa a obedecer o governo Belga e a modificar o FIFA 18 e o 19 que está vindo por aí. E por isso ela está sendo investigada criminalmente pela Bélgica, e sendo considerada culpada as punições vão de multas 800 mil euros e até cinco anos de prisão. No caso da prisão os réus serão os executivos, como por exemplo o chefão da EA Andrew Wilson, também conhecido como Android Wilson por sua aparência e comportamento humanos ou falta deles, um dois dois. E da onde será que vem essa resistência toda da EA, que vale a pena arriscar ser preso por desobedecer a lei?

Microtransações, loot boxes, tudo isso são artifícios para arrancar mais grana do consumidor. Todas as empresas querem mais dinheiro. Mas as desenvolvedores dos jogos vivem da venda dos jogos, e o que vem além disso é a renda extra. No caso da EA não é assim. Loot boxes é a o negócio dela e fazer jogo é a desculpa para vender loot boxes. Não acredita? Você sabia que  a EA tem uma receita anual de 3 bilhões de euros e que 67% dessa vem loot boxes e microtransações? Já ouviu falar do FIFA Ultimate Team? Essa é a galinha dos ovos de ouro da EA. Mas Ed, a Bélgica é único país até o momento que bateu pra valer nas loot boxes, por que a EA tá dando tanta importância para um único país?

Porque a Bélgica está criando um precedente perigosíssimo para o modelo de negócios da EA. Caso seja considerada culpada na corte, outros países da europa podem e devem seguir a mesma linha e isso seria um desastre completo para a EA, que parou de viver da venda dos jogos faz muito tempo. E moçada, claro que a EA não é a única que usa e abusa de loot boxes, outras empresas como a Activision e a 2k são tão ruins quanto ela. Mas foi a EA que trouxe os holofótes da mídia para essa questão por conta do desastre que foi o lançamento do Star Wars Battlefront 2.

E o matéria tá terminando por aqui e claro essa é somente a minha opinião, e eu quero saber o que você acha disso tudo. Você se importa com as loot boxes? Você compra? Acha que as loot boxes deveriam ser banidas de vez? Me conta aí nos comentários, eu leio e respondo todos eles. E se curtiu deixa aquele like e compartilha esse vídeo com seus amigos.

Não deixe de se inscrever no nosso canal no youtube e de nos seguir no insta @apertestartoficial.

Eu sou o Ed, e até amanhã.